Só nós dois

domingo, 4 de setembro de 2016

[Cacilhas.35.jpg]


[Estaleiros%2520Parry%2520%2526%2520Son.10%255B3%255D.jpg]


[1900%2520H.%2520Parry%2520%2526%2520Son%255B9%255D.jpg]


Bacalhau de Molho

Bacalhau de Molho
  Acessível
Onde se encontra hoje o "Bacalhau de Molho" já funcionou o "Tia Ló", Casa de Fados que durante alguns anos arrastou muita gente de propósito a este bairro.
Duas vezes por semana tem Fado Amador juntamente com a participação de fadistas profissionais.



Horário

2ª f - domingo: 20h00 - 01h00


BC Miradouro Bairro Alto Hostel

BC Miradouro Bairro Alto Hostel
Está localizados no Bairro Alto, a poucos passos da Praça do Rossio, no coração de Lisboa, perto do metro e da estação de comboios de Sintra.








Belcanto
Belcanto
Concurso Gastronómico "Lisboa à Prova", edição 2015 - Premiado com  
O Belcanto situa-se na zona do Chiado, no Largo de S. Carlos, junto ao Teatro Nacional de S. Carlos e à casa onde nasceu Fernando Pessoa.
Em novembro de 2013 o chefe José Avillez e a sua equipa celebraram a atribuição de nova estrela Michelin ao Belcanto.

Sugestões

A horta da galinha dos ovos de ouro, leitão revisitado e tangerina.

Horário



12h30 - 15h00 / 19h00 - 23h00
Encerra: domingo e 2ªf

Transportes

Metro: Baixa-chiado (linha azul e verde)
Carris: 28E, 202, 758
Estilo: ambiente luxuoso

Formas de pagamento: multibanco, amex, mastercard, visa
Necessidade de reserva: aconselhável

Bairro Social do Arco do Cego

Bairro Social do Arco do Cego
Bairro Social do Arco do Cego
Bairro Social do Arco do Cego


O Bairro Social do Arco do Cego foi encomendado na I República pelo Ministério do Trabalho, datando o seu projecto inicial de 1919. A fase de projecto contou com o risco de arquitectos como Adães Bermudes, Frederico Caetano de Carvalho e Edmundo Tavares. Inicialmente vocacionado para bairro operário, a sua construção passa para a gestão da Câmara Municipal, a partir de 1927, sendo transformado num bairro habitacional para a pequena burguesia de serviços e principalmente para funcionários camarários. A edificação do bairro ficou concluída em 1935. Delimitado da restante malha urbana pelas Ruas do Arco do Cego e D. Filipa de Vilhena a O., Rua Xavier Cordeiro a S., Rua Brás Pacheco a E. e Rua Brito aranha a N., encontra-se organizado dentro de um rectângulo e orientado segundo eixos ortogonais, com 45 quarteirões rectangulares e uma disposição de tipo simétrico, exibindo a eixo a Av. Magalhães Lima. Traduzindo uma arquitectura civil eclética, assume grande valor pela diversidade das propostas arquitectónicas e pelas várias tipologias de habitação. É constituído pela edificação contínua de blocos quadrangulares de 2 e 3 pisos, assim como de bandas geminadas de habitações unifamiliares de 2 pisos. No início da década de 30 do séc. XX, aí foi construído o primeiro equipamento escolar modelar modernista da capital. O projecto inicial, da autoria do arq. Jorge Segurado, datado de 1932, previa a construção de uma grande escola primária, no entanto, em 1938, o Plano do Estado Novo para edificar 13 liceus ordenou que fosse elaborado um projecto de adaptação da escola primária a liceu, com o objectivo de aí ser instalado o Liceu D. Filipa de Lencastre, cuja obra viria a estar concluída em 1940. De planta simétrica, o jogo de volumes do edifício alia o racionalismo do programa ao ecletismo do bairro que o envolve.

Localização

Rua do Arco do Cego; Rua Brito Aranha; Rua Brás Pacheco; Rua Xavier Cordeiro; Avenida Magalhães Lima
Lisboa 

Freguesia: Areeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário