RICHARD PARKES BONINGTON
|
Portrait of Richard Parkes Bonington by Alexandre-Marie Colin
Richard Parkes Bonington foi um pintor inglês de paisagens, que se mudou para a França aos 14 anos e também pode considerado como um artista francês, tendo atuado também como intermediário, já que trazia aspectos do estilo inglês para a França.
Antes de sua morte ainda tão jovem, foi considerado um dos artistas mais influentes da sua era. A facilidade do seu estilo era inspirada pelos velhos mestres, contudo sua aplicação era inteiramente moderna. As paisagens de Bonington eram, na sua maior parte, cenas litorâneas, com um horizonte baixo e um céu vasto, mostrando uma brilhante manipulação de luz e atmosfera. Ele também pintou pequenas pinturas históricas em uma versão livremente transposta no estilo "Troubadour". |
Em 1817 a família Bonington mudou-se para Calais, na França, época em que Richard começou a ter aulas com o pintor François Louis Thomas Francia, que o treinou em aquarela inglesa. Em 1818 a família mudou-se para Paris, onde o artista conheceu Eugène Delacroix, de quem se tornou amigo. Por algum tempo ele trabalhou produzindo cópias de paisagens holandesas e flamengas no Louvre. Em 1820, ele começou a frequentar a "École des Beaux-Arts", em Paris, onde estudou com Antoine-Jean, Baron Gros. Foi nessa época que Richard começou a programar passeios aos subúrbios de Paris e arredores rurais. Suas primeiras pinturas foram exibidas no "Salon" de Paris em 1822. Começou, também, a trabalhar com pintura a óleo e litografia, ilustrando "Voyages pittoresques dans l'ancienne France", de Baron Taylor, e sua própria série sobre arquitetura "Restes et Fragmens". Em 1824, Richard ganhou uma medalha de ouro do "Paris Salon', juntamente com John Constable e Anthony Vandyke Copley Fielding, passando a maior parte do ano pintando paisagens marítimas em Dunquerque. |
Em 1825 Bonington conheceu Delacroix numa visita a Londres com Alexandre-Marie Colin, onde eles fizeram esboços juntos e no retorno a Paris dividiram um estúdio por alguns meses; Delacroix o influenciou a voltar à pintura histórica. Bonington também desenvolveu uma técnica misturando líquido opacificador com cola, alcançando um efeito próximo à pintura a óleo. Em 1826 ele visitou o norte da Itália e esteve em Londres em 1827 e princípio de 1828. No final de 1828 sua tuberculose se agravou e seus pais o mandaram de volta a Londres para tratamento. Bonington morreu de tuberculose em 23 de setembro de 1828 em Tottenham Street, 26, Londres, quando contava apenas 25 anos.
Fothergill Watson ergueu uma estátua em sua homenagem na parte externa da "Nottingham School of Art". Uma escola primária de sua cidade natal de Arnold recebeu o seu nome. A "Wallace Collection" abriga 35 trabalhos de Bonington, representando tanto as paisagens como as pinturas históricas.
Fonte:
|
Fundo Musical:
Ballade nº1 in G Minor, opus 23
François Frederick Chopin, *1810 +1849
Produção:
Mario Capelluto
Pesquisa, tradução de texto, formatação:
Ida Aranha
Junho, 2012
|
Sem comentários:
Enviar um comentário