O Real Canadian Portuguese Historical Museum criou um concurso para incentivar os lusodescendentes no Canadá a terem orgulho em “Ser Português”, disse à agência Lusa uma fonte da organização.
“Pretendemos incentivar os jovens a serem e a falarem mais a língua portuguesa, a sentirem orgulho das suas raízes, a pesquisaram um pouco mais sobre a árvore genealógica das suas famílias. Como é que a imigração afetou no dia a dia a sua integração na sociedade canadiana”, afirmou Maria José Tavares, da direção do museu.
Segundo a responsável, assistente do diretor, além da vertente familiar, os concorrentes também podem abordar outros temas de interesse, onde têm uma maior identificação com Portugal, ou através de uma associação favorita como é o caso de “um clube, de uma escola, de um rancho folclórico, de uma igreja, ou de uma empresa”.
“Agora estamos na época natalícia, uma das ideias é saber como é que os jovens celebram esta data em casa, se é moda canadiana ou ainda mantêm viva a tradição portuguesa”, acrescentou.
O concurso intitulado ‘Ser Português’ decorre até ao próximo dia 31 de dezembro, é dirigido a estudantes de três escalões. Os alunos do primeiro ciclo, dos oito aos 12 anos de idade (prémio de 250 dólares canadianos, 168 euros), do secundário, dos 13 aos 17 anos (250 dólares canadianos, 168 euros), e os estudantes universitários, dos 18 aos 22 anos (550 dólares, 336 euros).
Os trabalhos serão analisados por uma comissão nomeada pelo museu e os vencedores de cada categoria serão conhecidos em janeiro de 2016.
Maria José Tavares explicou que os trabalhos apresentados a concurso “vão integrar o arquivo histórico do museu”, incentivando também os jovens lusodescendentes a “falarem português”.
Os trabalhos a apresentar a concurso, terão que ter a duração máxima de cinco minutos, os candidatos terão que facultar dados pessoas, como o nome, idade, escola que frequenta e o contacto.
Devem ser gravados em formato vídeo, por telemóvel ou outros meios, e depois devem ser enviados para o Real Canadian Portuguese Historical Museum por email (info@realcphmuseum.ca), ou por correio postal (44 Atomic Av. Etobicoke, M8Z 5L1), ou através de um cd.
“Sejam criativos, o melhor trabalho (em cada categoria) vai receber o melhor prémio. Tenham orgulho nas raízes e na história de Portugal”, concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário