CLAUDE MONET
Paris 1840 - Giverny 1926
Oscar Claude Monet, pintor francês, se sentia atraído pela luz e pela cor, em detrimento dos contornos; para ele, esses se originam da luz, que procurava captar em seus quadros.
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"DIA A DIA A COR É A MINHA OBCECAÇÃO, ALEGRIA E TORMENTO"
IMPRESSIONISMO
Em 1872 Monet pintou a "Impressão do pôr-do-sol" (Impression: Soleil Levant - atualmente no Musée Marmottan, Paris) uma paisagem do Havre, exibida na primeira exposição impressionista de 1874.
«“Impressão, Nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha.» .
A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
Abaixo o quadro que motivou a expressão "Impressionismo" :
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Impression; Soleil levant, 1874
Musée Marmottan, Paris, France
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MARINAS
Em 1870 Monet casou-se com Camille Doncieux, que posou de modelo para o seu quadro Le Dejeuner sur l'herbe (the Picnic).
Da série de marinas que pintou nas cercanias de Le Havre, três aqui se apresentam:
1ª - The Beach at Sainte-Adresse, 1867. A pintura é claramente delineada em três zonas horizontais: a praia, o mar, o céu.
2ª - The Beach at Trouville, 1870. A figura da esquerda é, provavelmente, a de sua esposa Camille. Esse é um dos poucos exemplares com figuras humanas na pintura de Monet.
3ª - Terrace at Saint-Adresse, 1867 - Uma outra marina em que aparecem figuras humanas. Observar a técnica usada para a pintura das ondas do mar e os barcos na linha do horizonte.
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The Beach at Sainte-Adresse, 1867
Art Institute of Chicago, Chicago, Illinois, USA..
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The Beach at Trouville, 1870
National Gallery, Londres, UK
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Terrace at Saint Adresse - 1867
Metropolitan Museum of Art, New York, USA
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ARGENTEUIL
De 1871 a 1878 Monet viveu em Argenteuil, uma cidade pequena à beira do Rio Sena, perto de Paris, onde pintou alguns dos quadros mais alegres e famosos do movimento impressionista, dos quais aqui se vêem:
1º - Coquellicots (Poppies Near Argenteuil) 1873 - A paisagem é claramente estabelecida em duas zonas, o campo e o céu.
2º - The Bridge at Argenteuil, 1874 - A alternância entre pinceladas curtas indicativas das ondas e as de áreas maiores demonstram a flexibilidade e habilidade de Monet.
3º - The Highway Bridge at Argenteuil, 1874 - A destacar os quatro planos desta pintura: a água próxima, a água distante, o céu e os reflexos no movimento da água, além da visão da ponte.
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Coquellicots (Poppies Near Argenteuil) 1873
Musée d'Orsay, Paris, France
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The Bridge at Argenteuil, 1874
Musée du Louvre, Paris, France
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The Highway Bridge at Argenteuil, 1874
National Gallery of Art, Washington, DC, USA
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VÉTHEUIL
Monet mudou-se para Vétheuil em 1878 onde viveu até 1883. Em 1879 ali morreu sua esposa Camille Doncieux.
Dois quadros ilustram essa sua estadia nessa cidade:
1º - The Artist's Garden at Vétheuil, 1881 - repleto de girassóis, seu jardim foi terraplanado da casa até o rio. A pintura abaixo apresentada é um dos quatro quadros que Monet pintou com a visão dos degraus e do jardim de girassóis.
2º - Route de Vétheiul en Hiver, 1879 - a notar as pinceladas vigorosas em tons e sobretons.
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The Artist's Garden at Vétheuil, 1881
Private Collection
(The Norton Simon Foundation).
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Route de Vétheuil en Hiver
1879
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SÉRIES
Entre 1891 e 1895 Monet se concentrou numa série de quadros nos quais pintava o mesmo motivo em horas diferentes do dia, sob diferentes reflexos de luz. As séries mais conhecidas são as Rouen Cathedral (1891-1895) e Hay Stacks (1890-91:
1º - Rouen Cathedral - Full Sunlight, 1894), - Essa Catedral foi pintada 40 vezes, em várias estações do ano e horas do dia. É a série mais extensa de Monet.
2º - Hay Stacks (End of Summer), 1890-1891 - Entre o verão de 1890 e o inverno de 1891, Monet pintou cerca de 30 quadros com esse mesmo tema: feno empilhado num campo perto de sua casa em Giverny.
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Rouen Cathedral - Full Sunlight - 1894
Musée du Louvre, Paris, France
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Hay Stacks (End of Summer), 1890-1891
Art Institute of Chicago Chicago, Illinois, USA.
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GIVERNY
1ª Fase - 1883-1922
Em 1883, Monet mudou-se para Giverny, no sul da França, onde comprou um espaço em frente à sua casa e montou um jardim com uma ponte de estilo japonês sobre um pequeno lago, nenúfares e outras flores belíssimas. As pinturas desse jardim atestam sua fixação, durante os últimos anos de vida, com o reflexo e a refração da luz sobre a superfície da água, em variadas horas do dia e épocas do ano. Em 1892 Monet casa-se com Alice Hoschedé, que morre em Giverny em 1911.
A seguir pinturas da primeira fase de Monet em Giverny, época em que sua visão foi se deteriorando devido à catarata.
1º - Poplars along the River Epte, Autumn, 1891 - Observar que água e flores foram sempre os elementos preferênciais de Monet.
2º - The Artist's Garden at Giverny, 1900 - Canteiro de iris e o lago com reflexos ao fundo.
3º - Waterlilies (The Clouds), 1903 - Um dos quadros da série "Nympheas". Notar as nuvens refletidas na água.
4º - Waterlilies - 1905 - Efeito de luz e sombra na superfície da água.
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Poplars along the River Epte, Autumn,1891
Private Collection |
The Artist's Garden at Giverny, 1900
Musée d'Orsay, Paris, France.
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Waterlilies (The Clouds), 1903
Private Collection
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Waterlilies, 1903
Private Collection
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2ª Fase - 1923-1926
O período de 1907 a 1923 se caracterizou por uma dificuldade crescente de visão, embora Monet não tenha parado de pintar.
Em 1923 Monet se submeteu a uma operação de catarata, o que lhe devolveu parcialmente a visão, e seu último trabalho foi a série "Nympheas", em 19 painéis, que é um hino à natureza em todo o seu esplendor. Esse trabalho foi doado à França, sendo instalado num espaço arquitetônico especialmente construído: Orangerie, Jardin des Tuilleries, em Paris. Abaixo, alguns exemplares dessa série:
1º - Waterlilies, Green Reflection, Left Part, 1916-1923 - Quadro da série "Nympheas", pintada em horas variadas do dia para capturar os efeitos de luz existentes no Sul da França.
2º - The White Nympheas, 1923-26 - Observar a ponte em estilo japonês.
3º - Nympheas Sky Reflexion, 1923 - Um quadro que lembra o Waterlilies (The Clouds). A incidência de luz, numa outra hora do dia, o torna bem diverso.
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Waterlilies, Green Reflection, Left Part, 1923
Orangerie, Jardin des Tuilleries, Paris, France
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The White Nympheas, 1923-1926
Orangerie - Jardin des Tuilleries, Paris, France
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Nympheas sky reflexion - 1923-1926
Orangerie - Jardin des Tuilleries, Paris, France
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Fundo Musical:
Noturno Opus 9, nº 2
Fredéric François Chopin *1810 +1849
Produção e formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
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