Só nós dois

sexta-feira, 25 de março de 2016

  • Maio,25-A Morte de D.Pedro III príncipe consorte
D.Pedro Clemente Francisco José António de Bragança, o nosso D.Pedro III, era simultâneamente marido e tio da rainha D.Maria, por ser irmão de D.José e quarto filho de D.João V e da rainha D.Maria Ana da Austria.

D.Pedro estava casado com D.Maria desde 1760, tornando-se rei consorte quando da subida ao trono de D.Maria em 1777.

A doença do rei começara a manifestar-se durante a representação dum espectáculo musicado a que fora assistir começando a sentir um "adormecimento da perna e igual embaraço na língua ", como se dizia na época, vimdo a falecer alguns dias mais tarde, tinha 69 anos

Após as longas exéquias, com os cumprimentos e beija-mão protocolares a rainha como era costume, recolheu-se uma semana, para ficar na solidão da sua dor, longe de olhares alheios.

Era mais uma pedra no rol de desgostos que começavam a afecta-la e que se iniciaram quando da morte do seu avô D.João V em 1750, depois o terramoto de 1755, seguido da execução dos Távora em 1759 com a consequente expulsão dos jesuítas, a morte de três filhos ainda crianças e de sua mãe de quem era muito chegada e agora a morte de seu marido. Rol de desgostos intensos e que não ficariam por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário